AQUI e AGORA - Blog de conversas sobre a advocacia e o mundo

27
Jan 10

Já aqui não vinha escrever há muito tempo....na verdade não tenho tido oportunidade, mas isso vai mudar!

Hoje o tema da minha missiva centra-se na rebaldaria que anda a reinar na OA.

No passado dia 23 de Janeiro fui ao I Encontro Nacional dos Jovens Advogados. Como cheguei atrasada ao inicio dos trabalhos (perdi-me em Cascais....) não pude ouvir in loco a intervenção do Presidente do CD de Lisboa da OA, que pelos vistos ficou agastado pelo facto dos advogados estagiários não terem sido convidados para o encontro.

Ora, eu não entendo muito bem esta linha de pensamento....

Eu ainda me lembro de ser estagiária, não foi assim há tanto tempo quanto isso, e não me recordo de termos sido alvo de piedade por parte dos altos cargos da OA, como acontece hoje em dia.

Eu, quando era estagiária, o que achava mais devastador , era ter que ser avaliada (para ser admitida na OA) por colegas que mais não tinham que a mesma formação que eu.

Ora isso é que era (e continua a ser) uma vergonha! Porque os licenciados em direito, vão para a ordem, pagam uma inscrição e prestam provas perante pessoas que se limitavam a ser também licenciados em direito e que por sua vez e na sua maioria, não tinham tido que prestar provas a ninguém. E contra isto ninguém falava, nem fala!

Agora que os advogados estagiários têm que se fazer acompanhar do seu patrono para todas as tarefas, e têm que consultar a base de dados legal da OA através da Área Reservada do Patrono é um Ai Jesus.

Acho que se anda a exagerar um bocadinho, essas questões não são assim tão pertinentes...

Mas se assim se considerarem, eu pergunto: essa base de dados é gratuita? A OA paga alguma coisa por ela? Se sim com o dinheiro de quem?

A resposta deve ser óbvia: a base de dados custa dinheiro, a OA paga por ela e paga-a com o dinheiro das quotas dos advogados.

Se por ser advogada ( e consequentemente pagar quotas) não tenho nenhum direito, agradecia que pudesse também deixar ter os deveres, principalmente o de pagar quotas.

Até ao meu regresso! 

publicado por hic-et-nunc às 14:49

Concordo em pleno com o que a cara colega aqui escreve.
Um abraço solidario,
RM
Anónimo a 27 de Janeiro de 2010 às 21:30

as minhas fotos
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
28
29
30

31


mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO