AQUI e AGORA - Blog de conversas sobre a advocacia e o mundo

28
Abr 10

Caríssimos,

O problema é velho e mantém-se, os nossos honorários, apesar de baixos, ridículos e muitas vezes espantosos no mau sentido, são das coisas mais difíceis de se pagar neste país.

Eu não ando cá há muitos anos, ainda não sou daqueles que já viram muito e outros tantos que já viram tudo. Eu sou dos que ainda não viram nada!

E passo a explicar: não vejo os meus honorários há já uns meses (coisa que acontece ano sim ano sim), não vejo soluções para o nosso país, não vejo milagres a acontecer e nunca vi o estado como pessoa de bem...eu ainda não vi nada...

Mas, andei à procura de algumas informações acerca do IGFIJ e do M.J. para ver se entendia porque razão estas pessoas não têm dinheiro para nos pagar.

Assim descobri que o MJ é financiado pelas receitas gerais do estado (ou seja, por todos nós, o que faz com que eu própria me financie) e esta receita representa 37,2% do orçamento do MJ. Tem também financiamento comunitário, que representa1,7% do total e finalmente tem receitas próprias, que representam 61% das receitas totais!!

O que quer isto dizer??? Que o MJ não sua grande maioria sustenta-se a ele próprio! Através da custas que cobra, dos honorários que os portugueses pagam aos cofres do estado e que o estado não devolve a quem de direito, através do serviços das conservatórias de registo, de prédios que têm arrendados, etc...

Agora eu pergunto porque razão não nos pagam dentro do prazo? Isto é verdadeiramente VERGONHOSO!!

Ainda hoje uma colega ligou para o IGFIJ e eles responderam que nos vão pagar apenas o mês de Janeiro, nos próximos dias (ainda não têm data certa). Convém referir que no próximo dia 1 de Maio vence o mês de Março, logo eles depois de nos pagarem Janeiro ainda nos ficam a dever Fevereiro e Março! Ora digam lá se isto é ou não é de fazer contas?

Até ao meu regresso!

publicado por hic-et-nunc às 16:08

as minhas fotos
Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
14
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
29
30


mais sobre mim
pesquisar
 
as minhas fotos
blogs SAPO