AQUI e AGORA - Blog de conversas sobre a advocacia e o mundo

28
Jan 09

Passou o dia da abertura solene e .....nada!

O discurso do nosso Bastonário foi bom, não podemos dizer o contrário, mas será que serve os interesses dos advogados? Quer dizer...convém que não venha aí a ASAE e me entre pelo escritório dentro para ver se está tudo em ordem, nem convém que me obriguem a colocar a tabela de honorários na parede (sim a nossa profissão não é exercida a la carte), nem convém que a PJ entre por aqui dentro para encontrar provas que de outra forma nunca encontraria.

Todas estas questões são relevantes, mas claro que há outra, a do Patrocínio Oficioso, que nem uma palavra mereceu...não entendo como!

Se o objectivo da justiça é ser justa (desculpem a redundância) e para todos, esse seu papel é conseguido através do PO e não através dos grandes advogados que apenas alguns podem ambicionar ter.

Se a justiça é do povo, o PO é a forma mais pura de fazer chegar a justiça ao povo, mas não é tratado como merece.

A verdade é que o PO é visto como uma forma menor de exercer a advocacia, como o parente pobre da justiça! Os advogados que o exercem são mal tratados e não são protegidos por ninguém!

Ao menos uma palavra sobre isto, uma palavra para sensibilizar os presentes para o problema que é exercer o PO sem as mínimas garantias e condições, sem o respeito que merece e sem a honorabilidade que lhe é intrínseca!

Mais uma vez este assunto foi esquecido, talvez porque a nenhuma das partes interesse falar sobre ele. Entendo isso perfeitamente por parte do MP e dos Juizes, também o entendo com facilidade por parte do Ministro da Justiça, agora o nosso Bastonário não lhe reservar nem uma linha do seu discurso....isso não entendo muito bem.

Realmente os advogados oficiosos têm que se convencer que têm que trabalhar, não receber a tempo e horas e não barafustar!

Até ao meu regresso!

publicado por hic-et-nunc às 17:01

as minhas fotos
Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
15
17

18
19
22
24

25
26
29
31


mais sobre mim
pesquisar
 
as minhas fotos
blogs SAPO